PÁSCOA, OPORTUNIDADE DE ANUNCIARMOS A NOVA VIDA EM CRISTO

19/04/2014

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Hoje me dirijo a todos os coros de metais da IECLB com os votos de uma Páscoa muito abençoada em suas vidas, em suas famílias e em seus coros de metais.

PAIXÃO: Até agora pudemos tocar os hinos de Paixão (Quaresma). É impressionante como os modismos do mundo interferem também na vida da Igreja. Semelhantemente a muita gente na sociedade secular, também muitos cristãos, somente consideram importante onde há festa e diversão e também a música sacra com os hinos cristãos estão sendo transformados em alegriazinhas ao ponto que se generalizou a expressão de que nossos hinos seriam apenas louvor. Ao tocarmos e cantarmos os hinos de Paixão estamos auxiliando os irmãos e as irmãs a entrarem de fato num clima de reflexão e de meditação sobre sentido mais profundo do morrer de Cristo. E nós nos envolvemos por interio na reflexão sobre o sentido mais profundo do nosso vier e morrer como cristãos.

Em nossa comunidade ensaiei com o coral , por exemplo, o hino 50. Refleti com a comunidade que não se trata de um hino alegre, nem tampouco triste, como errôneamente poderia ser compreendido. Ele é solene e nos convida a uma profunda meditação. E é interessante que quando estas coisas são devidamente explicadas também os jovens passam a amar estes hinos e não os desdenham como muitas vezes infelizmente acontece. Temos aí uma grande oportunidade de evitar que a fé e os hinos se tornem cativos dos modismos que nos rodeiam. Os coros de metais são servos do Senhor a serviço de levar a boa canção cristã em todas as suas dimensões e atendendo assim a todas as áreas das necessidades humanas dos cristãos. Graças a Deus a nossa hinologia é rica e contempla todas as áreas da vida cristã. Por isso ela ultrapassa em todos os sentidos o desgastado e superficial sentido de ser apenas louvor e, em consequência, um louvorzinho cujo alcance não consegue ir muito além das emoções passageiras.

PÁSCOA: Há, e na Páscoa esta hinologia também vai mais longe e mais fundo do que proporcionar alguns fragmentos de emoção. Ela proclama a alegria da ressurreição, do Cristo ressuscitado, da vida eterna que já é possível. O eterno e o passageiro se abraçam e nós já somos povo a caminho da eternidade. E isso é tão bom que não dá para ficar parado...calado. Quero motivar a todos a darem o melhor de si em tocar com boas harmonias os nossos hinos para que esta mensagem cale fundo, provoque alegrias sinceras e crie raízes na vida da comunidade. Convictos disso ganhamos forças para ensaiar após um dia exaustivo de trabalho. Há quem ensaie tarde da noite. Há quem anda quilômetros a pé ou de bicicleta para ensaiar. Sim, todos nós somos movidos pela força do Espírito Santo, todos nós já fomos cativados pelo amor incondicional do Cristo que enfrentou a cruz para nos ganhar, para não nos perder.
Compreendendo a Páscoa sob esta dimensão, só podemos reconhecer que Deus já deu o seu melhor por nós. Deu seu próprio Filho. A nossa fé é uma digna resposta a este melhor que Deus já fez por nós. Por isso não podemos nos contentar em fazer qualquer coisa de qualquer maneira. Vamos dar também o nosso melhor. E, nos coros de metais isso significa ensaiar com dedicação e tocar com a maior perfeição possível, se aquietar e estar atento durante os cultos para não dispersar a atenção e cometer erros. Quanto maior qualidade alcançarmos, maior será o impacto sobre a comunidade, mais estaremos honrando o nome do nosso Salvador e maior será a nossa satisfação em tocar. A isso podemos chamar de missão. Nossa missão.


Autor(a): P. Ari Käfer
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 27701
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br