Valmor Weingärtner se despede do pastorado e da Paróquia Blumenau Centro

28/02/2015

DSC_0370
DSC_0389
DSC_0393
DSC_0399
DSC_0401
DSC_0408
DSC_0443
DSC_0455
DSC_0465
DSC_0472
DSC_0476
DSC_0486
DSC_0488
DSC_0492
1 | 1
Ampliar

Na noite de sábado, dia 28, o pastor Valmor Weingärtner se desligou das atividades regulares do exercício do ministério na IECLB, por ocasião da aposentadoria. Após 19 anos como pároco da Paróquia Luterana Blumenau-Centro, deixou grandes marcas e legados importantes para a vida comunitária. 

Na pregação, utilizou o texto de Lucas 17.7-10, que fala sobre quantas vezes devemos perdoar a um irmão. “A resposta de Deus com a Páscoa é que o céu é de graça! Nunca antes se utilizou tanto o nome de Deus para promoção pessoal e marketing. Por isso, na parábola Jesus dá um conselho muito importante: não toquem trombetas diante de si. O cristão não vive daquilo que ele mesmo faz, mas daquilo que Deus faz. Ser cristão é em primeiro lugar receber”.

Valmor serviu no ministério por 43 anos e 2 meses. Formou-se catequista, em Ivoti (RS), em 1972, e foi trabalhar na Paróquia de Brusque. Pela qualidade do seu servir na seara do Senhor também lhe foi conferido funções pastorais a partir de 1974, passando a atuar como pastor auxiliar no 2º pastorado de Brusque. Fez curso intensivo de férias na Faculdade de Teologia e foi ordenado pastor em 1979 em Brusque. Durante 14 anos permaneceu em Brusque. Entre 1985 e 1996 atuou na Paróquia Bom Pastor, em Joinville. Na sequência, transferiu-se para a Paróquia Blumenau Centro, onde atuou até a aposentadoria.

Dentre as funções extraparoquiais foi pastor distrital do Distrito de Joinville, coordenador ministerial da Comunidade Evangélica de Blumenau e capelão hospitalar. Dentre as características do trabalho comunitário, Valmor sempre destacou que “uma das grandes intensões é caminhar com a liderança da Paróquia, no sentido de que o projeto da Igreja/paróquia, não é projeto de pastor, mas um projeto da Comunidade. Projetos de pessoas acabam. Projetos comunitários sobrevivem. Por serem mais democráticos e evangélicos”.

Em seu ministério, Weingärtner certamente teve uma ajuda muito valiosa e especial, a de sua esposa, Sônia, e de sua família. “Somos profundamente gratos a vocês. Se envolveram no trabalho das comunidades e serviram profundamente com seus dons. Deus seja convosco e continue agindo através de vocês”, desejou o pastor sinodal em exercício, Sigfrid Baade.

COMUNICAÇÃO
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br