Reunião ampliada IECLB-MEUC

03/09/2014

Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
Reunião ampliada IECLB-MEUC
1 | 1
Ampliar

O texto de Romanos 12.9-21, previsto para pregação do domingo 31 de agosto, foi a passagem bíblica escolhida pelo P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, para dirigir a meditação na abertura da reunião conjunta entre a IECLB e a Missão Evangélica União Cristã (MEUC), realizada na Sede do Sínodo Vale do Itajaí, em Blumenau/SC, no dia 3 de setembro de 2014.

Iniciando a pauta, Carlos Alberto Kunz, Diretor Executivo da MEUC, compartilhou alegrias e dificuldades na caminhada, destacando a necessidade de se fazer conhecer amplamente as Diretrizes (2005), mas principalmente a necessidade de diálogo entre Obreiros, Ministros. Ministras, Comissões e Presidência. 

Em seguida, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, P. Breno Carlos Willrich, também colocou pontos importantes para que a caminhada possa ser fortalecida. Foi lembrado que acordos entre Paróquias/Sínodos e MEUC não podem valer automaticamente para todos os Campos de Atuação. É importante que haja apropriação das Diretrizes e que as mesmas sejam sempre levadas em conta para aqueles lugares onde há alguma revindicação ou mesmo dificuldade de trabalhar conjuntamente. Os representantes dos Sínodos puderam avaliar a caminhada, as alegrias e os entraves.

Passou-se para reações do trabalho e foi apontada a importância de se afirmar de maneira institucional o que está funcionando em termos de iniciativas e de fortalecer a comunhão, por exemplo, em duas Comunidades (São Gabriel do Oeste/MS e Sidrolândia/MS) que são atendidas por Missionários da MEUC.

Ao final do encontro, ficaram definidos como principais encaminhamentos:

- avaliar qual é o modelo de missão e de atuação da MEUC e se estes estão funcionando;

- MEUC vai trabalhar o Tema e Lema do Ano da Igreja;

- a IECLB reconhecerá membros da MEUC como seus membros;

- as Diretrizes serão publicadas no Portal Luteranos;( Veja aqui.)

- de forma a encontrar caminhos para seguir em frente, as Diretrizes serão estudadas junto aos novos Pastores Sinodais e nas Paróquias onde há atuação da MEUC;

- foi lembrada a importância de convidar a MEUC para Assembleias Sinodais, para o Concílio e para Conferências Ministeriais e atividades nos Sínodos.

Estiveram presentes neste encontro: o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, o Assessor da Presidência, P. Dr. Romeu Martini, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, P. Breno Carlos Willrich, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, P. João Willig, o Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, P. Ervin Barg, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Becker, o Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Centro-Sul-Catarinense, Sérgio Gessner, o Pastor em Rio das Antas (Sínodo Norte Catarinense), P. Armin Hollas, o Presidente da MEUC, Erno Dietterle, o Diretor Executivo da MEUC, Carlos Alberto Kunz, o Diretor de Avanço Missionário e Relações com a IECLB, Lodemar Schlemper, o Secretário Executivo da MEUC, Clóvis Schenkel, o Supervisor de Área atuando em Joinville/SC, Otto Stange, o Supervisor de Área atuando em Jaraguá do Sul/SC, Ademar Netto, o Supervisor de Área atuando em Rio do Sul/SC, Curt Grigull, o Supervisor de Área atuando em Cascavel/PR, Reginaldo Francisco, e o Supervisor de Área atuando em Palmitos/SC, Georg Gessner.

As próximas reuniões ficaram agendadas para 13 de maio de 2015 (Comissão de Diálogo) e 2 de setembro de 2015 (Pastores Sinodais e Supervisores de Área), ambas na MEUC, em Blumenau.

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br