Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Sínodo Vale do Itajaí realiza seminário para orientadores e orientadoras do Culto Infantil

02/09/2017

IMG_9160
IMG_9003
IMG_9010
IMG_8979
IMG_9015
IMG_8990
IMG_9035
IMG_9039
IMG_9049
IMG_9095
IMG_9074
IMG_9062
1 | 1
Ampliar

“Café com Katharina” foi o tema do Seminário Sinodal do Culto Infantil, assessorado pelo Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST, no dia 02 de setembro, no Centro de Eventos Rodeio 12. O objetivo do evento foi possibilitar trocas de saberes e histórias de mulheres que estiveram presentes no movimento da Reforma Protestante. Além de conhecer algumas histórias, orientadoras e orientadores do Culto Infantil tiveram a oportunidade de interpretá-las e representar suas histórias, reinventando-as.

Na parte da manhã, após o café de acolhida, iniciaram-se os trabalhos com a saudação da coordenadora sinodal do Culto Infantil do Sínodo Vale do Itajaí, Elisabeth Petters Guse Schmidt. Em seguida, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich saudou o grupo, falando dos desafios de participar do serviço de Cristo no contexto brasileiro em que se acirra a violência, as guerras, o preconceito.

O estudo sobre a história das mulheres no movimento da Reforma teve início com meditação sobre a palavra bíblica de Marcos 14.1-9, conduzida pela pastora Dra. Marli Brun do PGR – Faculdades EST. Com argila, orientadores e orientadoras de Culto Infantil, construíram símbolos representativos de sua própria atuação na Igreja. Na segunda parte da manhã, a personagem Katharina von Bora, representada pela pastora Marli, contou sobre os desafios do tempo de infância nos conventos e sobre o quanto os escritos da Reforma transformaram a sua história de vida e de outras freiras que moravam com ela no mosteiro.

Após almoço, realizou-se uma dinâmica de estudo e representação da história de Argula von Grumbach, Olympia Fulvia Morata, Katharina Schütz Zell, Brigitta Wallner, Marie Dentiere e da própria Katharina von Bora. Na avaliação dos trabalhos, participantes ressaltaram que o estudo desse tema faz com que as próprias orientadoras reflitam sobre suas trajetórias de vida, fortalecendo sua ação na igreja. Após a reflexão temática, o seminário teve continuidade com a eleição da nova Coordenação Sinodal do Culto Infantil.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br