Pastor Milton Jandrey discursa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

26/07/2016

fotonoticia_260716_Plenario_EGO69
fotonoticia_260716_RobertoSalum_EGO42
fotonoticia_260716_Plenario_EGO45
fotonoticia_260716_RobertoSalum_EGO132
fotonoticia_260716_RobertoSalum_EGO120
fotonoticia_260716_RobertoSalum_EGO127
P. Se?rgio Gesner e P. Milton Jandrey
1 | 1
Ampliar

O pastor Milton Jandrey, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Blumenau Centro, no Sínodo Vale do Itajaí, ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para falar sobre as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. Ele estava acompanhado do pastor sinodal Sérgio Gessner, do Sínodo Centro-sul Catarinense.

Jandrey fez um breve relato histórico dos acontecimento a partir de 31 de outubro de 1517, quando Martim Lutero apresentou as 95 teses, ideias e reflexões que provocaram mudanças sociais e políticas na igreja crista e na sociedade. Os primeiros imigrantes alemães de Blumenau eram todos luteranos. Queremos contar com o apoio da Assembleia Legislativa na divulgação destas celebrações. Também em 2017 vamos comemorar os 160 anos da primeira comunidade luterana no Vale do Itajaí.

Jandrey aproveitou para relatar que 1.500 jovens de todas as regiões do Brasil e de igrejas-membro da Federação Luterana Mundial, vindos da América Latina, Europa e Ásia estão reunidos, desde o último domingo, em Timbó/SC, no Congresso Nacional da Juventude Evangélica da IECLB. Disse ainda que a união paroquial de Blumenau elaborou uma revista em quadrinhos, intitulada Martim Lutero - A Reforma em Quadrinhos e que está sendo distribuída em comunidades, escolas e instituições de todo o país.

Os luteranos sempre contribuíram como bons cidadãos para a sociedade. Mesmo com o fechamento de escolas particulares, muitas luteranas, na 1ª e 2ª guerra mundial, o trabalho prosseguiu na construção de escolas, hospitais, creches e lares para idosos.

Desenvolvimento e participação
Representantes de Blumenau, os deputados Ismael dos Santos e Ivan Naatz destacaram a influência cultural e econômica da comunidade luterana para a cidade. Membro da igreja em Rio do Sul, o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, lembrou que o primeiro hospital do município foi erguido graças à determinação dos luteranos. O deputado estadual Serafim Venzon, de Brusque/SC enalteceu a coragem de Lutero ao promover mudanças profundas na igreja em todo o mundo.
 

COMUNICAÇÃO
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br