Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Comemoração ecumênica da Reforma na catedral de Lund e Malmö Arena

01/06/2016

Genebra / Cidade do Vaticano, 01 de junho de 2016 - A comemoração Luterano-Católico conjunta para marcar o 500º aniversário da Reforma em 31 de Outubro em Lund, Suécia, será composta de duas partes. Na primeira parte acontece uma celebração litúrgica Catedral de Lund. A ela segue uma segunda parte com um evento público e com ampla participação no Malmö Arena.

A celebração conjunta da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Igreja Católica Romana vai enfatizar a importância do diálogo ecumênico em curso entre católicos e luteranos há cinquenta anos e as ações daí resultantes. A comemoração católica-Reforma Luterana coloca em seu centro gratidão, confissão e compromisso de testemunho comum. O objetivo é dar expressão às dádivas da Reforma e para pedir perdão pela divisão mantida pelos cristãos de ambas as tradições.

Na Catedral de Lund a celebração comum será realizada tendo como base o guia litúrgico Luterano-Católico ¨Oração Comum¨. Este se baseia no relatório ¨Do conflito para a Comunhão¨. A Malmö Arena é o palco para um programa de eventos que tem como foco o compromisso com o testemunho e o serviço ao mundo, comuns de católicos e luteranos. Destaques do trabalho do Serviço Mundial da FLM e Caritas Internacional serão apresentados. Estes incluem a assistência aos refugiados, construção da paz e o engajamento pela justiça climática. A arena pode acomodar até dez mil pessoas.

O culto comum na Catedral de Lund e o evento em Malmö serão dirigidos pelo Papa Francisco, pelo Presidente FLM, Bishop Dr Munib A. Younan e Secretário-Geral da FLM, Rev. Dr. Martin Junge, juntamente pessoas da direção da Igreja da Suécia e da diocese católica em Estocolmo.

¨Quando as comunidades encontram seu caminho para sair de conflitos, há liberação de forças. Em Cristo somos chamados a servir de juntos no mundo. A comemoração conjunta testemunha do amor e da esperança que para nós está fundada na graça de Deus¨, disseram o Presidente da FLM Younan e o secretário Junge.

Kurt Cardeal Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, diz: ¨Na concentração mútua sobre a questão de Deus e sobre uma abordagem cristocêntrica tanto luteranos quanto católicos têm a possibilidade de uma comemoração ecumênica da Reforma - e não apenas de forma pragmática, mas a partir de uma profunda fé no Cristo crucificado e ressuscitado.¨

¨Estamos ansiosos para este evento, do qual irão participar até dez mil pessoas¨, explica a Arcebispa da Igreja da Suécia, Dra. Antje Jackelén. ¨O evento no Malmö Arena, se baseia na ideia de levar adiante os desenvolvimentos no nosso caminho de conflito para comunhão e partir daí direcionar o nosso olhar para o futuro e para o serviço comum no mundo.¨

Anders Arborelius, bispo da diocese católica em Estocolmo, acrescenta: ¨Estamos escrevendo história, quando o Papa Francis e as pessoas da direção da FLM vem visitar Lund e Malmö para nos incentivar seguir no caminho para a unidade dos cristãos.¨

Mais informações sobre a comemoração da Reforma serão fornecidas no site www.lund2016.net .

Contato com a imprensa:

A Federação Luterana Mundial
Pastor Arni Svanur Danielsson, chefe de comunicações
asd@lutheranworld.org
+41/22 791 6367, + 41 / 78-929 9686

Escritório de Imprensa do Vaticano
P. F. Lombardi
lombardi@pressva.va
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br