Conselho de Administração homologa resultado da consulta eleitoral

Prof. Dr. Wilhelm Wachholz será o novo reitor da Faculdades EST

30/09/2014

Na última sexta-feira, 26, o Conselho de Administração da Faculdades EST elegeu o novo reitor entre aqueles indicados pelo Conselho Acadêmico (Regimento da EST, Art. 10, inciso VI), mediante a consulta eleitoral realizada entre os dias 5 e 12 de setembro de 2014, na qual o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz foi indicado como novo reitor da Faculdades EST. “Expresso minha gratidão, em primeiro lugar, ao Conselho de Administração pela confiança depositada em mim e pelo apoio ao projeto de gestão apresentado por mim. Também agradeço pelos apoios e impulsos recebidos durante os últimos meses por parte do corpo docente e discente, funcionários(as) e, em particular, dos professores Remi Klein e Rudolf von Sinner, convidados para integrarem a equipe na qualidade de Pró-Reitores”, disse o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz.

Hilmar Kannenberg, Presidente do Conselho de Administração da Faculdades EST, disse que a aprovação de um novo Plano Estratégico para a Faculdades EST dá ‘o norte para a nova reitoria’. “O foco está no Pólo de Tecnologia Social, uma tese a ser posta em prática”, disse ele. “Pessoalmente, desejo paciência, persistência, ânimo e o exercício intensivo da prática de aglutinação de todos, professores(as), alunos(as), funcionários(as). É na unidade que a EST será forte e diferenciada. Esta unidade também se estende, mais do que nunca, à interatividade e à cooperação entre todas as disciplinas e entre todos os níveis de cursos”, sinalou Hilmar Kannenberg.

Wachholz salientou a importância de conclamar a comunidade acadêmica por uma Faculdades EST singular frente aos desafios que se colocam para as instituições de ensino no atual cenário educacional brasileiro que, apesar de ser plural em sua riqueza de vocações, necessita de um olhar estratégico que aglutine essa pluralidade. “O Planejamento Estratégico, que foi sendo construído durante 2014 em paralelo aos debates eleitorais, suscitaram a reflexão sobre que instituição a EST quer ser até 2020”, sinalizou. A partir de 2015, o desafio indicado pelo Prof. Wachholz é traduzir o Planejamento Estratégico em Matriz de Programação e ações efetivas. “Para isso, as Pró-Reitorias, as coordenações de cursos, os conselhos e as comissões, o corpo docente em geral, funcionários(as) e corpo discente têm papel fundamental. Por isso reitero o convite para continuarmos cuidando da Faculdades EST nos próximos anos”, indicou.

Prof. Dr. Wilhelm Wachholz promete cuidar e valorizar a história da Faculdades EST dentro deste cenário complexo para o ensino no país. “Cabe ressaltar que a Faculdades EST tem uma história de quase 70 anos, uma história construída de forma comunitária, a partir de suas raízes luteranas e ecumênicas, reconhecida nacional e internacionalmente, através de parcerias em diferentes níveis. A continuidade, o fortalecimento e o estreitamente dessas relações são fundamentais e serão cultivadas com apreço muito especial. Por isso, rogo que Deus nos dê a sabedoria e forças necessárias!”, finalizou o Prof. Wachholz.

Para Hilmar Kannenberg, todos podem contar com o apoio do Conselho de Administração. “Lembrando que estamos a serviço do Senhor de toda a criação”, disse ele.

O processo consultivo

A votação foi on line, junto aos professores, alunos e funcionários da Faculdades EST para a indicação do novo(a) reitor(a). Este ano duas chapas apresentaram suas propostas.

O voto dos professores(as) e alunos(as) teve um peso de 40%, cada um, enquanto o voto dos funcionários(as) teve um peso de 20%. Ou seja, do total de votos dados, foram analisados apenas os votos computados. Nesse caso, a consulta eleitoral teve como resultado final:

Wilhelm Wachholz com 51,87 dos votos computados. O candidato Wilhelm Wachholz recebeu 167 votos dos estudantes (52,85%), 25 votos de professores(as) (52,08%) e 48 votos de funcionários(as) (49,48%). Levando-se em conta o percentual de votos computados, o candidato recebeu 21,14 votos dos estudantes, 20,83 votos dos professores(as) e 9,90 votos de funcionários(as).

Gisela Streck com 46,05 dos votos computados. A candidata Gisela I. W. Streck recebeu 149 votos de estudantes (47,15%), 21 votos de professores(as) (43,75%) e 47 votos de funcionários(as) (48,45%). Levando-se em conta o percentual de votos computados, a candidata recebeu 18,86 votos dos estudantes, 17,50 votos dos professores(as) e 9,69 votos de funcionários(as).

Entre os professores(as) e funcionários(as) ainda foram contabilizados quatro votos em branco que, pelo percentual a eles vinculado, computaram 2,08 votos em branco.

A comissão eleitoral foi composta por: Profa. Ma. Adriana Dewes Presser, Prof. Dr. Allan Ervin Krahn, aluna Caroline Leonhardt, funcionária Elisabete Heps Baptista, alunos Evandro Elias e Ezequiel Hanke e a funcionária Regina Maria Silva Mello.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini
 


Autor(a): Mariana Bastian Tramontini
Âmbito: IECLB / Organismo: Faculdades EST
ID: 30030
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br