190 anos de presença no Brasil

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

21/07/2014

Em julho deste ano celebramos os 190 anos de IECLB, considerando a vinda de imigrantes luteranos e luteranas a partir de 1824. Se agregarmos a essa história o Jubileu da Reforma, que será celebrado em 2017, é oportuno que não deixemos passar em branco essa memória de 190 anos.

Em 3 de maio de 1824 um grupo de imigrantes alemães evangélicos chegou a Nova Friburgo/RJ e um outro aportou em São Leopoldo/RS, em 25 de julho do mesmo ano. As duas comunidades tiveram a assistência de pastores contratados pelo governo brasileiro. Isso foi caso único, pois com a expansão e crescimento de novas comunidades isso não mais se repetiu.

O desenvolvimento da igreja evangélica acontece conjugado ao assentamento de novos contingentes de imigrantes. Estes foram assentados principalmente nas três províncias do sul do Brasil: Rio Grande, Santa Catarina e Paraná. Mas houve também grupos menores que foram estabelecidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a capital do império, a comunidade evangélica foi fundada em 1827. Em Santa Catarina, as primeiras comunidades surgiram em Blumenau (1850) e em Dona Francisca (Joinville) (1851).

Leia mais em:

A caminho em terras brasileiras

veja também:

Celebração pelos 190 anos de presença luterana no Brasil - Liturgia

Eventos comemorativos

 

 


 

COMUNICAÇÃO
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br